MENSAGEM DA REGIONAL

Queridas irmãs e irmãos, mais uma vez é Natal! Sim, estamos às portas de uma grande festa: o aniversário da "Encarnação do Filho de Deus" neste mundo. Todos os anos fazemos festa em sua honra, com preparativos, compras, presentes, convidados e grandes espectativas... Mas o que celebramos nesta festa?! Podemos correr o risco de nos preocuparmos apenas com os meios e nos esquecermos do aniversariante. Eu me pergunto, o que eu faria se no dia do meu aniversário todos estivessem reunidos em minha casa para comemorar e não lembrassem de mim? Com certeza eu não iria gostar. Será que Jesus está contente com a comemoração de seu aniversário?
O que é mais lembrado neste dia?
Procuremos neste Santo Natal lembrarmos especialmente do aniversariante que é Cristo Jesus, o Filho Bendito da Virgem Maria, dedicando um tempo especial para estar com Ele para agradecer-lhe por todos os dons e graças que nos concedeu ao longo deste ano e mais especialmente para escutar o que Ele tem a nos dizer e o que espera da cada um no próximo ano.
A todos um Feliz e Santo Natal! Que este tempo seja permeado com a LUZ da Sabedoria de Belém, para que o ano de 2009 seja repleto de bençãos do Céu e assim participando da divindade daquele que uniu ao Pai a nossa humanidade, sejamos luz para o mundo desde a Belém cotidiana.
Ir. Maria Corina Warmling

Admissão ao Noviciado 2008

“Deixa que o homem siga a sua estrada, mas tu vêm e segue-me” Juntamente com toda a Congregação cantamos um hino de louvor agradecendo por tantas maravilhas que Deus realiza na nossa vida e de maneira especial pelo dom do chamado e da resposta. Confiantes na sua Divina Providência continuamos dando passos, todo o dia caminhando buscando na Eucaristia força e sustento. Obrigada por todas as orações e palavras de incentivo.
Noviças Joice e Vania.

Experiência na Itália

A Região Madre Maria, Brasil, está em comunhão com as Irmãs Rosemari, Sueli, Solaide, Leila e Teresinha que estão na Itália, junto à nossa fonte, Casa Madre, fazendo um período de experiência e estudo do Carisma da Congregação, nos meses de dezembro a fevereiro.
A vocês irmãs, a nossa proximidade e oração. Que possam renovar-se espiritualmente e ao voltar possam transmitir tudo o que aprenderam nas vossas comunidade e na vossa missão.
Até a volta.
Com carinho vossas co-irmãs brasileiras.

OBRIGADO SENHOR PELO TEU AMOR!!!

Ao aproximar-se o final de mais um ano, de mais uma etapa desta caminhada de discernimento, nós aspirantes Dulce, Maria, Isabel, Geizebel, Fernanda, Cláudia e Janaina, queremos louvar e agradecer a Deus pelo chamado e pelas companheiras de caminhada. Nosso agradecimento especial para a comunidade formativa, Ir. Lúcia, Ir. Araci, Ir. Sonia, Ir. Micheli e Ir. Rosemari, pela partilha de vida, alegrias, conquistas, lutas dores, sobretudo pelo caminho que construímos juntas. Somos gratas a Deus pela oportunidade que tivemos de fazer várias experiências como a participação nas Missões Populares, trabalhos na escola Lar de Nazaré, Catequese, visita às famílias, pobres, doentes e ainda a participação nos encontros dos religiosos e com formandos de outras congregações.A visita às nossas famílias foi algo que nos marcou muito e é um incentivo na nossa caminhada. A comunidade também nos proporcionou o retiro mensal, confissões, Lectio Divina, formação humana e cristã, aulas de liturgia, entre outros. A formaçao escolar no segundo grau, como também no Magistério, nos ajudou a adquirir valores e descobrir o interior de nossa missão neste mundo. Queremos agradecer de maneira especial a nossa formadora, Ir. Lúcia, pelo trabalho realizado com cada uma. Por não medir esforços em momento algum, desejando sempre o melhor para cada uma e nos ver crescer como pessoa e na caminhada de discernimento para a vida religiosa. Unidas num só coração podemos dizer: OBRIGADO SENHOR PELO TEU AMOR!!! Aspirantes 2008.

"A messe é grande, mas os operários são poucos"

A convite da Pastoral Vocacional da cidade de Quatro Pontes, PR, realizamos, no dia 30 de novembro, um encontro com jovens que desejam conhecer mais de perto a vida religiosa. A reflexão foi desenvolvida em torno da Palavra de Deus buscando conhecer melhor os personagens bíblicos que responderam ao chamado de Deus. Através desta reflexão as jovens constataram que ainda é possível seguir a Cristo nos dias de hoje. Comunidade do Noviciado

Gincana Recreativa

No dia 29 de novembro a comunidade do Noviciado marcou presença na comunidade de São Miguel, Toledo, para participar da gincana recreativa realizada com os jovens e adolescentes. No decorrer da tarde aconteceram atividades empolgantes que animaram a todos que se fizeram presentes.
Nossa participação foi de apoio e animação fazendo com que os jovens percebam a alegria e a importância de fazer parte da Igreja como presença viva e atuante e que este entusiasmo jovem desperte neles o desejo de servir a Deus nas diversas vocações.
Postulante Juliana

Pastoral da Saúde em Itaquiraí - MS

A Pastoral da Saúde teve início com a chegada das Irmãs em Itaquiraí, com a finalidade de poder atender as pessoas nas suas necessidades, sobretudo os pobres através o método Bioenergético, baseado na cura através das plantas medicinais. Não foi em vão que Deus criou tão rica e variada flora medicinal. A Natureza foi, sem duvida, o primeiro médico, o primeiro hospital a que o homem recorreu. Ao longo destes anos as irmãs, juntamente com um grupo de voluntárias sempre procuram atender todos que pedem ajuda nas suas doenças.
Neste ano o atendimento foi intenso, do dia 12 de fevereiro ao dia 26 de novembro foram atendidas mais de 1.500,00 pessoas e todas tiveram bom resultados. O atendimento acontece duas vezes por semana. O grupo é composto por 12 voluntárias com a irmã (neste ano é irmã M. Carmela), realizam reuniões de formação espiritual, tendo o apoio dos Padres.
No ano passado tivemos a visita da Coordenadora Nacional Maria da Penha, que elogiou o nosso trabalho e organizou a primeira etapa do curso Bioenergético com a presença de 26 pessoas, de Mundo Novo, Navirai, Paraguay, Eldorado, e a nossa Equipe. No dia 26 de Novembro terminamos o atendimento e no sábado (29) terminou o curso que se realizou em 4 tapas ao longo deste ano. Com o coração cheio de gratidão a Deus e a todas as pessoas que nos ajudaram, pedimos de poder ir para frente com coragem e entusiasmo a exemplo de Jesus que dôo a sua vida por nós e porque todos tenham vida e vida em abundância. Que Deus abençoa a todos de modo especial as voluntárias que doaram o seu tempo, as suas capacidades, o carinho e delicadeza por todas pessoas, sempre com muita fé,esperança e amor. A Deus toda honra e glória ! Para o Grupo –Irmã Maria Carmela Morelli

Tempo do Advento

O tempo de Advento é um tempo de espera ativa em busca do encontro definitivo com o Senhor Jesus. Espera ativa que implica preparar-se; é por isso que neste tempo estamos chamados à exigência radical, à conversão, à mudança de vida, a voltar nossos passos ao caminho de Deus: chamados à conversão que deve abranger todo nosso ser e que deve nos levar a trocar nossos pensamentos, sentimentos e ações. O Advento é tempo de aproximação sincera ao Senhor, que está por vir e que por sua vez já está entre nós. A oração, pessoal e comunitária, constitui um meio eficaz de busca para um encontro real com o Senhor Jesus; mediante a escuta atenta, a meditação e a interiorização de sua Palavra, o que deve constituir-se em uma exigência e necessidade neste tempo de espera. A caridade nos apresenta como um excelente meio de espera e conversão no tempo de Advento; já que só através de nossa comunhão de amor com o Senhor, estaremos em condições de amar realmente a nossos irmãos e de praticar a verdadeira caridade com eles. A caridade deve nos conduzir durante este tempo expressá-la concretamente através da atenção aos mais pobres e necessitados.

Estágio Vocacional - 21 a 23/11/08

Reflexão: movimento contínuo do Espírito:
Durante o estágio vocacional as jovens participantes foram convidadas a permanecer continuamente em atitude de reflexão para ouvir a voz de Deus que ainda hoje chama para segui-lo.
O filme “O Rio” mostrou que as coisas do mundo facilmente ocupam o lugar de Deus, porém a vontade de viver que um jovem traz dentro de si é que dá força para superar os obstáculos do caminho e partilhar a vida com o próximo. A essência do ser humano é ser imagem e semelhança de Deus, por isso é preciso ir ao profundo do nosso ser para encontrar a água viva e pura onde podemos ver claramente o rosto de Deus refletido.
Para entendermos o que é ser discípulas precisamos de um profundo encontro com o Mestre. Permanecer com Ele nos leva a perguntar: “Onde moras?” e no silêncio do nosso coração podemos escutar a sua voz que chama: “Vinde e Vede”. Padre José Nascimbeni e Madre Maria souberam escutar e acolher o plano de Deus dando uma resposta incondicional e definitiva mesmo que foi preciso renunciar a si mesmo e carregar a cruz de cada dia. Por isso, ainda hoje é possível deixar as redes e a barca e segui-lo.
Coragem, jovens, Cristo vos chama. Obedecei logo ao seu chamado.
Obrigada às Irmãs, Noviças, Postulantes e Aspirantes que colaboraram na realização deste Estágio Vocacional.
Que Deus abençoe a todas e continue chamando operários à sua messe.
Noviça Rozana e Ir. Sandra

Celebrando o nascimento de Madre Maria

Maria Domenica Mantovani nasceu no dia 12 de novembro de 1862, em Castelletto di Brenzone, Itália. Cresceu saudável numa família de costumes simples, trabalhadora e rica de fé.
Mulher prudente e sábia, rica não da sabedoria do mundo, mas daquela dos santos. Sua fé alimentada pela contínua oração tornou-se sempre mais viva e operosa.
Quando o Pe. José Nascimbeni fundou a Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, Maria Domenica tornou-se a primeira irmã e co-fundadora.
Para as irmãs, que logo se tornaram tão numerosas, foi mãe humilde e dedicada. Nos momentos de desafios e dificuldades redobrava sua fé e confiança no Senhor.
Após a morte o padre fundador, guiou com fortaleza e docilidade o Instituto.
Terminou sua peregrinação terrena no dia 02 de fevereiro de 1934.
Pedimos que nossa querida Madre interceda junto a Deus por cada Pequena Irmã da Sagrada Família para que possamos viver com fidelidade a nossa vocação e missão.

Admissão ao Noviciado

Após um período de experiência e discernimento vocacional na Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família nós desejamos dar mais um passo no seguimento de Cristo vivendo na simplicidade e alegria.
Convidamos a cada um e cada uma de vocês a rezar, pois no dia 13 de dezembro, após os Exercícios Espirituais, acontecerá a celebração onde ingressaremos no noviciado. Com carinho Postulantes Joice Aparecida de Souza e Vania Zanon

Festa de São Carlos Borromeu - Itaquiraí - MS

São Carlos Borromeu, nasceu na Itália no dia 2 de outubro de 1530, foi Sacerdote e Bispo desde os 24 anos de idade. Com um coração inflamado de amor por Deus e seu povo, entregou sua vida no testemunho fiel de discípulo-misionário de Jesus Cristo a serviço do povo a ele confiado. São Carlos Boromeu, faleceu no dia 4 de novembro de 1584, com apenas 46 anos de vida.
São Carlos Borromeu é o Patrono da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Familia, sendo nosso modelo inspirador no serviço apostólico. São Carlos nos ensina a cultivar uma vida espiritual fundamentada na comunhão profunda com Deus na oração e no serviço apostólico, ajudando na promoção humana, espiritual de toda pessoa.
São Carlos também foi escolhido como Patrono do Centro Educacional Infantil Integral São carlos Borromeo de Itaquiraí, (C.E.I.I.S.C.B), que atende 105 crianças de 18 meses a 5 anos, animado e coordenado pelas Pequenas Irmãs da Sagrada Familia, cuja Mantenedora é a Associação São Carlos Borromeo, formada por um grupo de católicos da Comunidade de Itaquiraí - MS.
Agradecemos a Deus a presença e o testemunho fiel de educador que foi São Carlos e impulsionados pelo seu exemplo, educadores e Irmãs, buscamos servir a Deus na pessoa de cada educando e suas famílias, despertando no coração de cada um deles o desejo de conhecer, amar , acolher e seguir ao Senhor desde tenra idade.
No dia de nosso padroeiro realizamos internamente com os educandos e educadores uma pequena procisão com nosso companheiro de luta. A experiência foi fantástica. Via-se nos olhos e no rosto dos pequenos a alegria de comtemplar, abraçar e beijar a pequena estatua de São Carlos.
Pedimos a intercessão de São Carlos para cada familia e para cada pequeno que aqui participa do C.E.I.I. São Carlos Borromeo, aos educadores e benfeitores. Que sua intercessão nos ajude a sermos mais e melhores educadores e promotores de vida abundante junto a todos.
Com carinho : Ir. Inês Passarello

MENSAGEM DA REGIONAL

V.J.M.J. Queridas Irmãs e irmãos! Sejam bem vindos (as) ao nosso blog! Este foi idealizado e pensado pelas nossas irmãs Dalva Nurmberg e Sandra Cristina Feiten. Como diziam elas, é um blog ad experimentum, modelo simples e gratuito, porém serve para divulgarmos as nossas experiências e nossas vidas como diz o Evangelho: "Ide e fazei discípulos todos os povos ensinando a guardar tudo o que vos mandei" (Mt 28, 19-20); "o que ouvis proclamai-o desde os telhados" (Mt 10,27). Sim, é com este desejo de anunciar e construir o Reino queremos abrir novos caminhos, chegarmos até vocês e dizer com nosso testemunho, que abraçamos a Vida Religiosa Consagrada, porque acreditamos que Deus nos reservou desde o seio materno e nos chamou por sua graça, para que o anunciemos (Gl 1,15-16) numa sociedade que por vezes ri e ridiculariza este nosso jeito de ser e de viver. Para isso é necessário viver com entusiasmo a vocação consagrada, repletas de Deus, acreditando naquilo que fazemos, aceitando os desafios e dificuldades que este estado de vida nos apresenta tendo presente o grande legado que o Beato José Nascimbeni nos deixou de sermos na Igreja presença de fé e amor alimentadas pela esperança de um dia nos revermos todos no céu para o contemplarmos face a face... Ir. Maria Corina Warmling – Superiora Regional

116 anos a serviço da vida!

Neste dia 06 de novembro, vivamos em comunhão de louvor e agradecimento pela vida e história do Instituto, pela vida e santidade dos nossos Fundadores, e pela vida e vocação de cada Pequena Irmã.

Parabéns Noviciado São José

"Daquela semente... quanta vida!"
Em comunhão com todo o Instituto que celebra 116 anos de fundação, no Brasil o Noviciado comemora 17 anos. Nosso louvor a Deus pela vida e pelas vocações que brotaram durante este tempo.

Profissão Temporária e Perpétua

“Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (I Cor 15,9).
O chamado é para nós um grande sinal do amor, da benevolência e da ternura de Deus para conosco. Deus que na sua infinita sabedoria quer precisar de nós, quer nos enriquecer com seus dons para que estes estejam a serviço do Reino na dedicação total da nossa vida a Ele.
É na consciência de estarmos imersas no grande mistério do desígnio de Deus, que nos dispomos a ser seus instrumentos, colocando nossa vida, nosso ser à sua disposição para ser no mundo transparência do próprio ser de Deus.
Chegar ao momento da profissão não é meta, não é o fim, não é formatura, mas é por-se a caminho confiantes de que Ele vai à nossa frente, nos conduz pelas estradas da vida, não importa o lugar que estejamos ou a missão que assumimos.
A data deste SIM nos é sugestiva, pois celebrando o Ano Paulino, o grande apóstolo das gentes nos inspira a lançar-nos, a sair de nós por causa do Evangelho, arriscando tudo para ganhar o TUDO e merecer o prêmio da coroa eterna que nos está reservada desde sempre. O anúncio do Evangelho era para Paulo uma necessidade que brota da sua experiência com Jesus Ressuscitado, e a partir daí coloca-se num caminho de luz, num processo de conversão e de busca. É isso que nos dispomos a fazer com a entrega total de nossa vida.
Agradecemos a todas as pessoas que fizeram parte de nosso caminho formativo e que nos auxiliaram nas mais diversas formas, nos apoiaram e nos motivaram a seguir em frente. E pedimos a Deus, o Sumo Bem, que cumule das mais ricas bênçãos e graças.
Um agradecimento especial e muito obrigado a todos, sintam-se particularmente abraçados e convidados por nós. Dia 25/01/09 as 9h30, celebração de nossa consagração, em Enéas Marques – Pr.
Ir. Margarida Vieira, Nov. Renata Apª Canoff e Nov. Rozana Apª Pegoraro