Vida vivida em função do Amor

Guiadas por este lema é que mais de 350 religiosos, religiosas e leigos da Família Francisclariana se encontraram neste final de semana, 06 e 07 de agosto para celebrar o I Congresso Clariano do Regional - Paraná, em comemoração aos 800 anos do Carisma Clariano. Foram dois dias de encontro, alegria, oração, troca de experiências e aprofundamento deste carisma.
No sábado contamos com a presença da Ir. Maria Bernarda (Irmãs Clarissas) que partilhou conosco um pouco da vida de Santa Clara e de sua experiência de vida de clausura: “Deus é tão grande e nos ama tanto que vale a pena gastar a vida sem fazer outra coisa a não ser adorá-Lo”.
Na parte da tarde, em grupos, refletimos sobre os atuais desafios que encontramos no mundo de hoje, para viver o carisma clariano. Dentre eles se destaca o consumismo e ativismo, que criam uma mentalidade tão forte dificultando a vivência radical do Evangelho e dos valores cristãos, a vida de oração, a contemplação do belo, a visão cósmica e o amor ao próximo, como viveu e nos ensina Santa Clara.
Outro assessor do encontro foi Frei José Carlos Pedroso, OFM cap., grande estudioso e escritor sobre Santa Clara, que partilhou conosco um pouco da história, do Carisma e espiritualidade de Santa Clara, tão atual nos dias de hoje. Clara foi uma grande contemplativa e dizia o seguinte a suas filhas: “Ponha a mente no espelho da eternidade. Coloque a alma no esplendor da glória. Ponha o coração na figura da substância divina. E transforma-se inteira pela contemplação na imagem da divindade” (Fontes Clarianas, pg. 52).
No domingo, encerramos o Congresso com a Santa Missa, no Mosteiro Mãe da Divina Providencia, das Irmãs Clarissas, a qual foi presidida por D. Mauro, e concelabrada por diversos sacerdotes e diáconos presentes.

Nenhum comentário: