A JMJ é o grande encontro global de jovens com o Papa que se realiza cada três anos num lugar do mundo. Desta vez acontece em Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011. Em seu discurso de incentivo aos jovens o Papa diz:
“Eu espero que entre aqueles que me ouvem hoje, esteja algum dos futuros santos do século XXI. O que Deus mais quer de cada um de vós é que sejais santos”. A santidade é o resultado da amizade com Deus, – “Deus quer a vossa amizade” – uma relação que quando começa “tudo na vida começa a mudar”. “A amizade verdadeira com Jesus pode dar a um jovem o que ele precisa para conseguir enfrentar a vida, a serenidade e a luz interior, a grandeza de coração para com os outros, a disponibilidade para se entregar pessoalmente pelo bem, pela justiça e pela verdade”.
“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, tema da JMJ de Madrid, permitiu ao Papa esmiuçar as principais ideias desta frase escrita por São Paulo na sua Epístola aos Colossenses. “O coração desta mensagem está nas expressões “em Cristo” e “fé”. A maturidade de uma pessoa tem as suas raízes na relação com Deus, uma relação que exige um encontro com Jesus Cristo”, sublinhou.
Solidez e estabilidade são evocados na citação de Paulo: “É definitivamente uma proposta contra a corrente. Quem oferece actualmente aos jovens estarem “enraizados” e “equilibrados”? Em vez disso, ele destaca a incerteza, mobilidade, a volatilidade… o que reflecte uma cultura de indecisão sobre os valores e princípios fundamentais pelos quais orientar e regular a sua vida.”
Bento XVI insiste sobre o aspecto pessoal – “o encontro com Jesus Cristo” – e comunitário de uma vida próxima de Deus: “O cristão descobre na Igreja a beleza da fé partilhada e anunciada aos outros na prática da fraternidade e da caridade”.
Finalmente demonstrou o seu desejo de que “muitos jovens possam encontrar-se na capital de Espanha, para acolherem em seus corações a Cristo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário