Palavra de Deus é a fonte de nossa sede!


A Palavra de Deus na Bíblia é a fonte onde saciamos nossa sede de Deus.

A Bíblia é a “companheira fiel” que responde aos anseios profundos

do nosso coração.”

Com o desejo que nossos catequizandos valorizem e cresçam no amor sempre maior a Palavra de Deus, realizamos uma celebração, onde os pais/responsáveis entregaram publicamente a seus filhos a Bíblia, para marcar esta nova etapa de suas vidas, esta caminhada e compromisso que assumem participando da catequese.
            Dentro do objetivo do Regional Sul II, que busca a renovação da catequese, onde passe de uma catequese meramente sacramental. “É necessário desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação cristã, que conduza ao encontro pessoal com Jesus Cristo” (DAp, 289 e DGAE, 86).



Comunidade do Juniorato José Nascimbeni

36 anos de Brasil!

 “Pela passagem deste aniversário vamos cantar com grande alegria esta em festa a Congregação somos felizes numa só Família...”
No dia 19 de abril, nossa comunidade de Santa Izabel se alegra pelos 36 anos de presença das Pequenas Irmãs da Sagrada Família no Brasil, tendo como sede a Comunidade Izabelense. O Senhor nos dotou de muitas e ricas experiências, realizando trabalhos diversos e sempre visando a glorificação do Senhor no intuito de ajudar nossos fundadores a salvar almas.
Nesta perspectiva que hoje realizamos muitas atividades pastorais, juntamente com as jovens que são convidadas a fazer caminho conosco. Podemos destacar nossa missão Formativa com as Aspirantes, nossa missão Educativa no Lar de Nazaré e nossa Missão Apostólica que envolve todo trabalho que realizamos junto as pastorais, na paróquia e escolas. Nosso trabalho é árduo e prazeroso.
Agradecemos as nossas primeiras irmãs pela coragem e ousadia, bem como a todos os nossos benfeitores que são o ímpeto de nossa existência, pelas constantes providências que nos proporcionam diariamente, pela amizade e orações. Gratas a Deus por conduzir nossa história até este dia e por prepar o caminho para que possamos continuar este itinerário de Fé na simplicidade, caridade, alegria e humildade a exemplo da Santa Família de Nazaré que inspira nossa Vida.
Um cordial abraço a todos e nossas sinceras orações.



Pequenas Irmãs da Sagrada Família - Comunidade do Aspirantado

De Nazaré, profecia para o mundo

Partilhando um pouquinho do Encontro de animadoras das comunidades - 24 e 25/03/12, em Cascavel.
Nazaré, cidade de fronteira, por isso de grandes tensões como as nossas cidades de fronteira hoje. É de lá que temos uma família de personagens especiais, embora sendo gente comum, simples daquele povoado.
José, jovem escolhido para ser esposo de Maria e pai putativo de Jesus, é o profeta do silencio, acolheu Maria, embora grávida sem ter clareza do que estava acontecendo, porque ele era homem justo como nos lembra o evangelho de Mt 5,10-12: “Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. José é feliz, por ser justo.
Maria, ainda muito jovem recebe a missão de ser mãe do Messias Salvador, o Anjo Gabriel lhe traz esta noticia e ela profetiza dizendo: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Podemos dizer que toda a vida de Maria é profética, em palavra e ações.
Jesus viveu em Nazaré como viviam as outras pessoas, na simplicidade, e no trabalho cotidiano, por isso para as pessoas de lá era difícil ver algo diferente em Jesus, porque estavam acostumados a viver com ele. Quando nós acostumamos com as pessoas muitas vezes não percebemos as mudanças que acontecem nelas.
O profetismo hoje é evangelização. Portanto quem evangeliza está fazendo um ato profético. Nós somos chamadas a evangelizar no lugar onde estamos com as pessoas que Deus nos confiou. A palavra é a mesma para todos, mas a maneira de evangelizar deve ser adaptada em cada realidade. Com os olhos fixos em Jesus, Maria e José somos convidadas a ser criativas na evangelização lembrando sempre que não há profetismo se não houver testemunho de vida evangelicamente vivida.
Ir. Madalena Fruet

A chave da Cruz

Na sexta-feira Santa, 06 de abril de 2012, após a caminhada penitencial com Cristo Morto, os jovens e adolescentes da Paróquia São José de Enéas Marques apresentaram uma encenação teatral intitulada: “A chave da cruz”, trazendo presente o tema da Campanha da Fraternidade: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, associado ao sofrimento de Jesus, com intuito de ajudar a refletir sobre os questionamentos que temos em nossa mente e em nosso coração: se Deus é Pai, como permite que certos acontecimentos façam parte da nossa vida?
A reflexão proposta foi que devemos pensar que são nossas doenças que Ele carrega, nossas dores que Ele leva em suas costas. E nós achamos que Ele é um homem castigado, ferido por Deus, humilhado e abandonado, mas Ele foi transpassado por causa de nossas revoltas, esmagado por nossos crimes. É preciso despertar! Despertar é sair do mundo da fantasia, das ilusões, das mentiras, que nós mesmos criamos em nosso sono e do qual o sofrimento é o mais ativo habitante. É preciso outra luz para desvendar o segredo com a chave da Cruz que é Jesus.
Ir. Solaide

Páscoa é partilha...

Como as mulheres que anunciaram a Ressurreição do Senhor, também nós Pequenas Irmãs nos reunimos neste dia para partilhar a alegria da fraternidade e juntas celebrar tão grande dom, através da oração, da confraternização e da partilha.

FELIZ PÁSCOA!

A morte foi vencida pela vida. Cristo Ressuscitou verdadeiramente.
Desejamos a todos os nossos amigos e colaboradores uma Feliz e Santa Páscoa. Que a luz de Cristo ressuscitado permaneça em nossos corações.
Pequenas Irmãs da Sagrada Família