De Nazaré, profecia para o mundo

Partilhando um pouquinho do Encontro de animadoras das comunidades - 24 e 25/03/12, em Cascavel.
Nazaré, cidade de fronteira, por isso de grandes tensões como as nossas cidades de fronteira hoje. É de lá que temos uma família de personagens especiais, embora sendo gente comum, simples daquele povoado.
José, jovem escolhido para ser esposo de Maria e pai putativo de Jesus, é o profeta do silencio, acolheu Maria, embora grávida sem ter clareza do que estava acontecendo, porque ele era homem justo como nos lembra o evangelho de Mt 5,10-12: “Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. José é feliz, por ser justo.
Maria, ainda muito jovem recebe a missão de ser mãe do Messias Salvador, o Anjo Gabriel lhe traz esta noticia e ela profetiza dizendo: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Podemos dizer que toda a vida de Maria é profética, em palavra e ações.
Jesus viveu em Nazaré como viviam as outras pessoas, na simplicidade, e no trabalho cotidiano, por isso para as pessoas de lá era difícil ver algo diferente em Jesus, porque estavam acostumados a viver com ele. Quando nós acostumamos com as pessoas muitas vezes não percebemos as mudanças que acontecem nelas.
O profetismo hoje é evangelização. Portanto quem evangeliza está fazendo um ato profético. Nós somos chamadas a evangelizar no lugar onde estamos com as pessoas que Deus nos confiou. A palavra é a mesma para todos, mas a maneira de evangelizar deve ser adaptada em cada realidade. Com os olhos fixos em Jesus, Maria e José somos convidadas a ser criativas na evangelização lembrando sempre que não há profetismo se não houver testemunho de vida evangelicamente vivida.
Ir. Madalena Fruet

Nenhum comentário: