Quaresma e Campanha da Fraternidade 2011

O tempo da Quaresma vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo de preparar a celebração da Páscoa.
A Sacrossantum Concilium faz duas recomendaçoes para este tempo: a) período de recordação do nosso Batismo; b) período de penitência. O cristão é convidado a fazer o percurso da Quaresma através das celebrações litúrgicas, em cada comunidade, dedicando atenção à leitura e oração mais intensas a partir da Palavra de Deus, à oração, disponso assim o coração para a celebração da Páscoa (cf. SC 109).
"Nestes quarenta dias de preparação à Pascoa exercitemo-nos na penitência, na mortificação, no jejum. Sejamos solicitas em escutar a Palavra de Deus, transformando-nos todas em Jesus Cristo, no qual está a nossa saúde, a nossa vida e a nossa ressurreição" (Beato J. Nascimbeni).
Juntamente com a Quaresma,refletimos sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: "Fraternidade e Vida no Planeta" e como lema" A criaçao geme em dores de parto" (Rm 8,22).
O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. “Quem sabe reconhecer no cosmos os refl exos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas” (Bento XVI).
Ir. Dalva Nurmberg

Nenhum comentário: