NOVINTER - Encontro de noviços e noviças

Nos dias 15 - 17 de março de 2011, foi realizado o primeiro NOVINTER deste ano, no Noviciado Paulo Apostolo – Cascavel, tendo a participação de 21 noviços e 4 formadores, sendo, da Companhia de Jesus, Oblatos de São José, Agostinianos Descalços e Pequenas Irmãs da Sagrada Família. O tema trabalhado “Comunicação e Campanha da Fraternidade”, teve a assessoria do Pe. Attilio Hartmann (sj), e nossas reflexões partiram do texto de Jo 4,1-42, que relata o encontro de Jesus com a samaritana. Foram momentos muito produtivos para todos nós, de formação, de partilha, de convivência fraterna, de integração e dinamicidade, onde percebemos que a comunicação é uma arte “divina” de encontro e de vida, é troca de informações, sentimentos e pensamentos, buscando um crescente sentido para o existir, é uma solidária celebração de amor. E nós, como vocacionados/as, somos convocados a nos colocar sempre nesta atitude de discípulos, sendo artistas da escuta.
Noviça Dulce Nurmberg

Sudoeste do Paraná se alegra com dois novos bispos

A Diocese de Palmas e Francisco Beltrão se alegra porque dois filhos de sua terra foram chamados ao episcopado: Pe. Agenor Girardi, msc e Pe. Geremias Steinmetz. A nomeação aconteceu nos dias 22/12/2010 e 05/01/2011, respectivamente.
Na solenidade da Anunciação do Senhor (25/03/11),aconteceu a consagração episcopal de ambos, no centro de Eventos de Francisco Beltrão. Fé, respeito e carinho foi o que demonstraram as mais de seis mil pessoas que presenciaram a celebração.
Dom Agenor Girardi assume, como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre e dom Geremias como bispo da diocese de Paranavaí.
Como família religiosa nos alegramos pelo sim destes sacerdotes, somos gratas pelo trabalho prestado também a nossa congregação e os acompanhamos com nossas orações.
Maiores informções e fotos: http://www.portalrbj.com.br/noticia.php?Id=3873 http://www.portalrbj.com.br/noticia.php?Id=3865
http://www.curiadiocesana.com.br/noticia.php?id=27
Ir. Dalva Nurmberg

Encontro Vocacional em Cascavel

"Eu te chamo pelo nome, és meu!" Refletindo sobre este tema estiveram reunidos na comunidade José Nascimbeni, nos dias 12 e 13 de Março algumas jovens vindas da paróquia Nossa Sª de Fatima e São Francisco em Cascavel e também da cidade de Ibema, desejosas de ouvir e discernir a voz de Deus que chama. No Domingo a tarde estiveram presentes também alguns jovens para o momento de reflexão e lazer. Foram momentos fortes de oração, reflexão e também de descontração. Agradecemos as(os) jovens que responderam ao convite e convidamos a quem quiser viver este momento conosco teremos novo encontro no dia 10 de Abril. Venha participar! Deus vos abençoe e ilumine no vosso caminho de discernimento. Agradecemos também a visita da comunidade do Guaruja e de Ir. Monica, pelo testemunho e incentivo. Nosso abraço e prece.
Ir. Solaide e Ir. Rosenette

Quaresma e Campanha da Fraternidade 2011

O tempo da Quaresma vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo de preparar a celebração da Páscoa.
A Sacrossantum Concilium faz duas recomendaçoes para este tempo: a) período de recordação do nosso Batismo; b) período de penitência. O cristão é convidado a fazer o percurso da Quaresma através das celebrações litúrgicas, em cada comunidade, dedicando atenção à leitura e oração mais intensas a partir da Palavra de Deus, à oração, disponso assim o coração para a celebração da Páscoa (cf. SC 109).
"Nestes quarenta dias de preparação à Pascoa exercitemo-nos na penitência, na mortificação, no jejum. Sejamos solicitas em escutar a Palavra de Deus, transformando-nos todas em Jesus Cristo, no qual está a nossa saúde, a nossa vida e a nossa ressurreição" (Beato J. Nascimbeni).
Juntamente com a Quaresma,refletimos sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema: "Fraternidade e Vida no Planeta" e como lema" A criaçao geme em dores de parto" (Rm 8,22).
O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. “Quem sabe reconhecer no cosmos os refl exos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas” (Bento XVI).
Ir. Dalva Nurmberg