Um passo na caminhada vocacional

A vida e a vocação das jovens postulantes Dulce e Maria é um grande dom para a Congregação das Pequenas Irmãs. Queremos nos unir a elas através da oração neste momento especial de sua caminhada vocacional onde estarão dando mais um sim a Deus através do compromisso que assumem, recebendo a Cruz como sinal da caminhada do postulantado.
A celebação acontece no dia 03 de outubro de 2009 no Noviciado São José - Toledo.
Contamos com a oração de todas.
Comunidade do Noviciado São José
___________________________________

Encontro Vocacional em Toledo

No dia 27 de setembro a comunidade do Noviciado São José promoveu um encontro vocacional que contou com a participação de 52 jovens e adolescentes da cidade, interior e cidades vizinhas, pertencentes a Diocese.
A reflexão em torno do texto bíblico da Samaritana foi o momento mais importante do encontro, pois levou as jovens e adolescentes a refletir sobre o que estão buscando para suas vidas. O encontro também teve muita animação, dinâmicas, recreação e o tradicional lanche.
Com a presença deste grande grupo é possível afirmar que ainda hoje o jovem busca viver valores que o ajudam a ser pessoa capaz de amar e servir.
Ir. Sandra
_______________________________

Dia de Ação de Graças - Fraternidade - Comunhão

117 anos de fundação da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família.
A Região Madre Maria esteve reunida o dia 6 de setembro de 2009, em Cascavel –PR, para juntas louvar e agradecer a Deus pelos 117 anos de existência de nossa Família Religiosa.
Todas as comunidades se fizeram presentes, com exceção da comunidade de Marituba – Pará, pela distância; porém nos sentimos bem próximas no afeto, na espiritualidade, comunhão e na fraternidade com cada uma delas, pois sabemos o desejo que cada uma tinha de se fazer presente, porém a missão implica também renúncias. O encontro teve início com a celebração da Eucaristia, na comunidade paroquial do Guarujá, presidida pelo Frei Itacir e animada pelas Pequenas Irmãs. Este foi o momento forte e central do nosso dia.
A seguir nos dirigimos até a chácara de Dona Lucia, nossa benfeitora, onde passamos todo o dia nos confraternizando com momentos de partilha, recreações, jogos e outros.
A Regional Ir. Maria Corina, juntamente com a Ir. Rita, repassaram para nós uma sínteses dos resultados da assembléia Intercapitular. Passamos um maravilhoso dia! Agradecemos ao Senhor pelas maravilhas que ele vem operando no nosso Instituto, através de nossos superiores e co-irmãs. Sentimos sua mão providente, amorosa e iluminadora no nosso caminhar cotidiano. Parabéns a cada Pequena Irmã e avancemos construindo nossa historia com passo suave.
Comunidade de Tibagi.
_________________________

Encontro da Região Madre Maria

Criando o ser humano à própria imagem e semelhança, Deus o criou para a comunhão. O sinal da fraternidade é de grandíssima importância porque é o sinal que mostra a origem divina da mensagem cristã e que tem a força de abrir os corações à fé. Por isso toda a fecundidade da vida consagrada depende da qualidade da vida fraterna em comum. "A Vida Consagrada só tem sentido se vivida em fraternidade". Cientes de que, de fato, a vida consagrada só tem sentido se vivida em fraternidade, nós irmãs da Região Madre Maria - Brasil, reunimo-nos em confraternização no dia 06 de setembro de 2009.
Foi um dia marcado pela oração, alegria, partilha, dinamismo, esperança, entusiasmo, revitalização... que nos fez perceber mais uma vez o grande amor que Deus tem para com aqueles que Ele chama a seu seguimento.
Gratas pelo dia maravilhoso que Deus nos concedeu e pela alegria do encontro, a Ele erguemos nossa voz em um único cântico de louvor: "Obrigado Senhor, por tudo obrigado Senhor..."
Ir. Sandra
_____________________________

Encontro com grupo de adolescentes

No dia 05 de setembro de 2009, a comunidade de Toledo marcou presença no grupo de adolescentes de Tupãssi, PR. Foi uma manhã muito proceitosa em que falamos sobre vocação. Em meio a oração, animação, diálogo e partilhas levamos os adolescentes e jovens a refletir sobre a importância de fazer um bom discernimento vocacional e prestar atenção ao chamado que Deus faz a cada um.
Agradecemos o convite feito pela coordenação do grupo "Conecção Jesus" e também a coordenação do SAV da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Comunidade Do Noviciado São José - Toledo
_____________________________________

Catequese em Festa

Aconteceu em Enéas Marques o IV FESTCAT (Festival da Catequese), com o tema: "Família e Valores". Na mesma oportunidade foram homenageados os catequistas pelo seu dia.
Comunidade de Enéas Marques
___________________________

Setembro mês da Bíblia.

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119)
A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
A Palavra de Deus está sempre ao alcance da mão e do coração de quem segue a Deus. E por moção do Espírito Santo, a Palavra vai transformando o coração das pessoas e moldando a comunidade cristã. É claro, supondo um coração aberto, como de discípulo diante do mestre. O profeta Jeremias fez uma experiência profunda: nas mãos de Deus sentiu-se como um vaso de barro nas mãos do oleiro.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus.
_______________________________