FAZER O CAMINHO

O tempo real nos coloca no contexto de uma via, de um caminho, tendo um ponto de partida e outro de chegada. É tempo de alegrias e tristezas, de hostilidades e rejeição, ou não. Importa caminhar com muita coragem, não se deixando abater pelos desânimos que vão sendo encontrados. Pelo caminho, as deficiências vão sendo aos poucos curadas, os sonhos, às vezes, sendo realizados. Importa não ficar estagnado por causa dos problemas, dos preconceitos e situações impostas pelo novo contexto cultural. Não podemos perder as nossas forças e princípios motivadores. Não é fácil acreditar no potencial existente em cada pessoa humana. Pior ainda é aceitar os prodígios realizados pelos que são comuns a todos nós. Podemos aqui destacar a frase mito popular: “Santo de casa não faz milagre”. Mas isto não é verdade. O certo é que toda pessoa humana existe para cumprir uma missão. É por isto que existem os dons, quase como um destino, uma configuração de responsabilidade, que abarca toda a existência concreta na história da humanidade.É muito grande a força da existência. Ela coincide com a vontade do Criador, num tempo determinado, em vista da salvação e da libertação. Existimos para edificar um caminho florido pelas maravilhas de uma vida que precisa ser feliz. A marca referencial é o amor fraterno na comunidade, ou no corpo social, construindo solidariedade e unidade. As competições, os interesses particulares, as preferências egoístas e os desejos de publicidade dificultam o verdadeiro caminho. O bem comum é fruto de práticas concretas de amor. É amor que vem de Deus e existe em nós pelo fato de que Ele nos tornou seus filhos adotivos. Amando os irmãos, amamos a Deus. Assim conseguimos construir uma humanidade sem barreiras. O caminho depende de tempo, não de passado ou de futuro propriamente dito, mas do hoje, da vida real e concreta. É o testemunho na qualidade de vida do agora. É o jeito da pessoa ser, de viver, de celebrar e de agir no mundo com responsabilidade.
Dom Paulo Mendes Peixoto Bispo de São José do Rio Preto - SP
__________________________

Bem Aventurado José Nascimbeni

No dia 20 de janeiro as Pequenas Irmãs da Sagrada Família celebram a festa do Bem Aventurado José Nascimbeni, Fundador da Congregação. José Nascimbeni nasceu em Torri del Benaco, Itália, no dia 22 de março de 1851, sendo ordenado sacerdote em 1874, foi pároco de Castelletto di Brenzone por muitos anos e lá fundou a congregação. Foi beatificado na cidade de Verona, pelo Papa João Paulo II no dia 17 de abril de 1988. Contemplativo e ativo, sacerdote, pároco, fundador, foi para todos os paroquianos e religiosas "o Padre".
Convidamos você a rezar a oração do nosso Padre Fundador, pedindo graças e bênçãos para suas necessidades:
Ó Deus nosso Pai, que enriquecestes a tua Igreja com as virtudes e o serviço sacerdotal do vosso servo Beato José Nascimbeni, fazei que seguindo os exemplos de sua operosa existência, toda inspirada no mistério de Nazaré, vivamos em fidelidade e alegria os compromissos da vida cristã e, pela sua intercessão, concedei-nos a graça que agora confiantes vos pedimos. Por Cristo nosso Senhor. Amém
Quem receber graça por intercessão do Beato José Nascimbeni, escreva-nos.

______________________________

Ó Família de Nazaré...

Ó Santa Família de Nazaré, suavemente enamora-nos de tuas virtudes!
A cada de Nazaré é a escola onde se aprende a compreender a vida de Jesus, isto é, a escolha do Evangelho. Ali se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar no significado mais profundo e misteriosos desta manifestação do Filho de Deus tão simples, humilde e bela.
Que nós possamos imitar esta Santa Família vivendo na simplicidade, confiança e abandono em Deus providente.
____________________________

Silenciar... Ouvir a voz de Deus

Pela primeira vez, tive a graça de participar dos Exercícios Espirituais com as Pequenas Irmãs da Sagrada Família, de 17 a 23 de janeiro em Toledo. Para mim foi um momento de silêncio profundo, uma oportunidade de rever a própria história em todas as suas dimensões, reconhecer qualidades e fragilidades, mas, sobretudo descobrir a constante presença de Deus, conduzindo nossos passos, sentir seu Amor misericordioso que nos envolve e nos RESGATA, a cada instante oferecendo a oportunidade de recomeçar sempre. Agradeço a Deus e a nossa família religiosa, por essa maravilhosa oportunidade.

Postulante Dulce Nurmberg
___________________________