Semana da Família em Enéas Marques

A celebração da semana da família, em Enéas Marques, marcada pela homenagens ao casais que neste ano fazem Bodas de Ouro e de Prata.
Contou com a participação dos grupos de família que vieram celebrar com bandeirinhas coloridas. cada cor representava um dos 12 setores da matriz São José.
Comunidade de Enéas Marques - PR.
_________________________

Encontro das Famílias em Toledo

A comunidade do Noviciado São José - Toledo, celebrou no dia 30 de agosto 2009, o encontro com as famílias das Irmãs e Postulantes. Foi um dia muito "familiar", alegre, descontraído. A celebração da Eucaristia foi o momento mais importante do dia. Após a missa tivemos um delicioso almoço festivo e uma tarde muito gostosa de conhecimento entre nosso familiares. Louvamos a Deus por nos proporcionar este dia e esta oportunidade de revermos nossos familiares. Comunidade do Noviciado São José
___________________________

Encontro Vocacional em Tibagi

" Nascidos do amor de Deus, da ternura do seu coração". Sendo assim amados,
Ele nos chama a mostrar ao mundo o nosso jeito de gostar da vida e proclamar que seu amor é fiel.
Ser discípulos-missionários é o grande convite do seu amor incondicional. "Eis aí o convite! Dê você também seu SIM ao amor!"
Comunidade de Tibagi

Semana Vocacional em Medianeira

"Não temas, estou contigo”! (Mt 14,22) Na primeira semana de agosto (02 a 08/08/09), tivemos a graça de participar de uma Semana Vocacional, na Diocese de Foz do Iguaçu / Medianeira, em preparação à ordenação presbiteral de Ivanildo Gasparrini. Representando nossa Família Religiosa foram: Ir. Neli Garcez, Ir. Renata e Ir. Margarida. Com uma equipe de 40 pessoas de várias congregações, padres, religiosas, seminaristas, aspirantes e postulantes tivemos a alegria e a satisfação de visitar as famílias e oferecer a elas momentos de oração e reflexão em torno do lema escolhido pelo Ivanildo. As famílias foram muito receptivas e se preparavam para o momento da visita com grande expectativa. À noite visitávamos as comunidades para a Celebração Eucarística, para render graças a Deus pela vocação de Ivanildo e também pedindo a Deus que através de seu Espírito suscitasse tantas outras vocações. Para nós foi uma semana intensa de oração, comunhão e uma grande oportunidade de testemunhar nossa alegria de servir a Deus como Pequenas Irmãs da Sagrada Família. Pedimos ao Senhor que abençoe a todos os vocacionados, pois a vocação é um dom sublime e somos chamados a amar e servir onde quer que estejamos na certeza que Cristo caminha conosco e está conosco. Fiat voluntas tuas... Eis a nossa resposta ao teu apelo Senhor!!!
Ir. Margarida Vieira
___________________________

Mensagem da CRB para o Dia da Vida Religiosa Consagrada

Irmãs e irmãos caríssimos! Em sintonia com todas e todos vocês, celebramos o dia da vocação a vida religiosa consagrada. Fazemos memória da aliança que o Deus da vida selou conosco e que se realiza através do testemunho profético suscitado pelo Espírito. O encontro entre as mulheres, Maria e Isabel, visibiliza o pacto de amor solidário, o sonho de libertação, a paixão pela vida, entrelaçando mística e mistério, promessa e espera. Ambas, no silêncio de seu ventre, trazem o filho prometido, voz que toma forma e se faz Corpo, anunciando um tempo novo para a história da humanidade.Atitude de acolhida das duas mulheres, fecunda e recria a sensibilidade humana, coloca-nos em movimento de ir e vir ao encontro da outro/a, gerando histórias partilhadas na cumplicidade da fé e da esperança.Celebrar é recordar que a vida religiosa consagrada é um constante caminhar, uma história feita de buscas e de encontros. Ao viver criativamente o seu hoje, ela é chamada a mobilizar as melhores de suas reservas, a desbloquear os dinamismos interiores, sacudir situações de conformismo e atitudes paralisantes de acomodação, para dar vida a boa notícia de Jesus de Nazaré. O mistério da encarnação atualiza-se sempre que o carisma recebido se encontra com a realidade carregada de contradição e aceita ser re-traduzido nos novos contextos e espaços. Como Maria, arca da aliança, se faz próxima e oferece a si mesma, a VRC é chamada a ser presença, serviço e cuidado para dignificar a vida dos pobres e excluídos.Parabéns para você, religiosa e religioso, que celebra com ousada alegria os caminhos do encontro, recriando relações feridas, numa cultura planetária.Que a presença amorosa do Espírito que nos habita, rompa com as forças desintegradoras de Babel presentes em nosso meio e continue soprando o hálito vital do diálogo que nos faz entrar na dinâmica transcendente das novas relações.
Ir. Maris Bolzan, SDS Presidente da CRB Nacional http://www.crbnacional.org.br/mensagem.htm
________________________

Não tenhas medo... Vem e Segue-me!

O mês de agosto é conhecido como o mês vocacional. A sua realização tem uma motivação histórica muito concreta, ou seja, reavivar a oração e o apoio às vocações de especial consagração. Temos hoje a consciência de que a preocupação vocacional deve ser uma constante na vida de nossas comunidades e não, apenas, restrita a um mês específico. A consciência vocacional está presente em grande número de nossas comunidades e a pastoral vocacional está conquistando o seu espaço. Vale a pena recordar o que celebramos no mês de agosto: no primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos. A vocação aqui recordada é a do padre diocesano.
No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim, celebramos no terceiro domingo a vocação consagrada, feminina e masculina. No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigos e, de modo especial, os catequistas. A vocação é a resposta de Deus providente a uma comunidade orante. Rezemos pelas vocações e façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).
Comissão da Pastoral Vocacional - PISF
________________________