GOTA DE OURO

"O encontro conosco mesmas, com a verdade mais profunda que habita em nós, é o pressuposto de todo autêntico encontro com a Palavra, que é colocada em diálogo com a nossa concreta humanidade, impregnada de valores, projetos, necessidades, desejos, medos e esperanças. A Encarnação nos recorda a Kenosis de Deus."
________________________________

ESTÁGIO VOCACIONAL 2009

Nos dias 27 a 29 de novembro foi realizado o Estágio Vocacional 2009, para jovens que desejam conhecer melhor a vida religiosa e a Congregação das Pequenas Irmãs. Foram dias especiais para a nossa Congregação, para as Irmãs que organizaram e participaram, para as aspirantes e postulantes que já fazem esta experiência, mas sobretudo, para as 13 jovens que participaram pela primeira vez.
A programação foi intensa, entre oração, meditação, reflexão da Palavra, escuta, partilha, conhecimento (de si mesma, das etapas de formação, da Congregação), convivência, recreação... mas muito bem aceita e correspondida por parte de todas as jovens.
Às jovens provindas de Palmas, Enéas Marques, Realeza, Planalto, Cascavel, Cafelândia, Quatro Pontes, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste e Nova Aurora, o nosso carinho e prece para que possam acolher a semente que foi lançada e entregar-se nas mãos de Deus para dar o seu SIM a este chamado à vida religiosa consagrada.
Comissão da Pastoral Vocacional
__________________________

TEMPO DO ADVENTO

"Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes" (Is 11,1)
O tempo de Advento é um tempo de espera ativa em busca do encontro definitivo com o Senhor Jesus. Espera ativa que implica preparar-se; é por isso que neste tempo estamos chamados à exigência radical, à conversão, à mudança de vida, a voltar nossos passos ao caminho de Deus: chamados à conversão que deve abranger todo nosso ser e que deve nos levar a trocar nossos pensamentos, sentimentos e ações. O Advento é tempo de aproximação sincera ao Senhor, que está por vir e que por sua vez já está entre nós. A oração, pessoal e comunitária, constitui um meio eficaz de busca para um encontro real com o Senhor Jesus; mediante a escuta atenta, a meditação e a interiorização de sua Palavra, o que deve constituir-se em uma exigência e necessidade neste tempo de espera. A caridade nos apresenta como um excelente meio de espera e conversão no tempo de Advento; já que só através de nossa comunhão de amor com o Senhor, estaremos em condições de amar realmente a nossos irmãos e de praticar a verdadeira caridade com eles. A caridade deve nos conduzir durante este tempo expressá-la concretamente através da atenção aos mais pobres e necessitados.
___________________________

Encontro Vocacional em Toledo

No dia 22 de novembro a Comunidade do Noviciado São Jose - Toledo, realizou o último encontro vocacional do ano. Foi um encontro diferente.... durante o ano foram realizados encontros de reflexão, partilha, aprofundamento e discernimento vocacional. Desta vez, para encerrar com chave de ouro, ou seja, com muita alegria, disposição e animação, foi realizada uma gincana que levou as 38 participantes a perceber a importância da convivência em grupo, procurando a ajuda mútua e sem dúvida perceber a ação de Deus na vida de cada ser humano. O encontro contou com a participação de jovens da Diocese de Toledo e também com a presença das Irmãs e jovens das comunidades de Cascavel.
Obrigada a todas as jovens que caminharam conosco neste ano e esperamos contar com vocês no próximo ano, sabendo que Jesus vai a nossa frente preparando o caminho.

Ir. Sandra

_______________________

Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo

A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, fecha o Ano Litúrgico onde meditamos, sobretudo no mistério de sua vida, sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Durante o anúncio do Reino, Jesus nos mostra o que este significa para nós como Salvação, Revelação e Reconciliação ante a mentira mortal do pecado que existe no mundo. Cristo Rei anuncia a Verdade e essa Verdade é a luz que ilumina o caminho amoroso que Ele traçou, com sua Via Crucis, para o Reino de Deus. "Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz."
Esta festa celebra Cristo como o Rei bondoso e singelo que como pastor guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino para que possa transformar o mundo no qual peregrina. A possibilidade de alcançar o Reino de Deus foi estabelecida por Jesus Cristo, ao nos deixar o Espírito Santo que nos concede as graças necessárias para obter a Santidade e transformar o mundo no amor. Essa é a missão que lhe deixou Jesus à Igreja ao estabelecer seu Reino.
_______________________________

Tempo de expectativa

"Com Maria e José aguardemos com alegre expectativa a chegada do Menino Deus"!!!
Comunidade de Enéas Marques.
__________________________

GOTA DE OURO

"Deus é tão humano, tão humano que só podia ser Deus"! (Leonardo Boff)

Mensagem da Regional

No dia 06 de novembro de 1892 era domingo, dia do Senhor. Neste dia fazemos memória da fundação de nosso querido e amado Instituto. Nosso Beato Fundador o Pe José
Nascimbeni, impulsionado pelo Espírito de Deus, quis as "Pequenas Irmãs da S. Família" como colaboradoras dos párocos na obra de evangelização. A presença do Espírito não conhece limites, por isso chegou até aqui no Brasil. Por isso, queremos pedir perdão ao Senhor e a todo o povo de Deus, pelas nossas falhas e limitações. E queremos louvar e agradecer a Ele por esta preciosa dádiva e por todo o bem realizado através de cada Pequena Irmã e ao mesmo tempo peço a todos(as) de rezarem por nós para que possamos ser verdadeiras Pequenas Irmãs como era do desejo de nosso Fundador e de nossa co-Fundadora Madre Maria Domenica Mantovani.
Que Deus te abençoe hoje e sempre!
Ir. Maria Corina Warmling
___________________________

Pequenas Irmãs - 117 anos de Oração. Trabalho e Amor

Neste dia 06 de novembro queremos louvar e agradecer a Deus por tantas graças e benção concedidas a cada dia.
Nosso louvor e gratidão pelo dom da vida de nossos fundadores, Pe. José Nascimbeni e Madre Maria D. Mantovani e pelas primeiras irmãs que são para nós exemplo de vida doada incansávelmente.
Deus esteve e continua presente nesta história. Pedimos que a Sagrada Familia interceda por cada Pequena Irmã, para que possamos continuar escrevendo esta história com muita humildade e doação.
_____________________________