DIa dos Professores

Ser educador é um grande desafio hoje, requer um amor muito grande. Educar é mais que uma profissao, é uma vocação, um ato de amor. Ao ensinar a gente aprende e, com essa aprendizagem, a gente ensina melhor.
Para celebrar o dia dos professores, nós educadores do Centro de Educação Infantil, nos reunimos para um dia de descontração e fraternidade.

Semana da Criança


Ser criança é algo maravilhoso, e comemorar seu dia com atividades diferenciadas e alegres é ainda muito melhor! Elas passam a maior parte do tempo na escola, por isso é importante que esta proporcione atividades educativas diversificadas, visando dar a criança momentos de lazer e interação.
Por isso o CEI São Francisco de Assis promoveu...

Encontro Vocacional

No dia 20 nos reunimos em Ouro Verde do Oeste para animar um encontro vocacional onde alguns jovens se fizeram presentes. Foi uma manhã animada com reflexões, dinâmicas e partilha do nosso carisma. Também estiveram conosco os freis Agostinianos. Louvemos a Deus por estes jovens, também rezamos para que possam ser abertos para ouvir a voz do Senhor que os chama.




Comunidade do Noviciado

Aula de Italiano


Adivinha o que foi a aula de italiano?



















Só um joguinho para fixar os verbos.









Pensa na decepção da professora... Um ano de aula, pegando três ônibus para chegar até Toledo para ouvir as respostas em espanhol.

Isso tudo revela a interculturalidade do nosso Noviciado. Ex: “Los compagne foram visitar los enfermos a Domimgo.” He, He, He...



Comunidade do Noviciado



reflexão sobre o Ano da Fé

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje gostaria de introduzir o novo ciclo de catequeses, que se desenvolve durante todo o Ano da Fé há pouco iniciado e que interrompe por este período o ciclo dedicado à escola da oração. Com a Carta apostólica Porta Fidei, convoquei este Ano especial, para que a Igreja renove o entusiasmo de crer em Jesus Cristo, único salvador do mundo, reaviva a alegria de caminhar sobre a via que nos indicou, e testemunhe de modo concreto a força transformadora da fé.

Escola Vocacional

“Mestre, em teu nome lançarei as redes" (Lc 5,5)

Impulsionados pelas propostas e exigências do Terceiro Congresso Vocacional do Brasil e do Segundo Congresso Latino-Americano e Caribenho de Vocações, o Regional Sul II, correspondente ao estado do Paraná, está empenhando-se em preparar os Animadores Vocacionais. Neste sentido que aconteceu nos dias 19 a 21 de outubro o Terceiro Módulo da Escola Vocacional do Regional Sul II na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe em Guarapuava.

VISITA DA CRUZ E ÍCONE DA JMJ NO ABRIGO JOÃO PAULO II

Queria partilhar com vocês da alegria e a graça que recebemos. Pois não temos nem palavras para agradecer a Deus por tanto carinho e benção que nos vem dele através da nossa Igreja de Belém, que tanto ama nossos irmãos hansenianos.
Bote fé Igreja de Belém, pois mais uma vez deu para sentir na pele a grande emoção da fé do nosso povo.
Ir. Imelda


Retiro para os pais dos catequizandos

No dia 06 de outubro realizou-se na paróquia N. Srª de Fátima em Cascavel o retiro para os pais dos catequizandos em preparação a 1ª eucaristia e Crisma, onde refletimos sobre a responsabilidade dos pais na transmissão da Fé. O que se torna um grande desafio pois, “antigamente havia uma cultura de fé, hoje a crise de fé atingiu muitas pessoas”.

Encerramento do Mês da Bíblia


Dia 30 de setembro, para encerrar o mês da Bíblia, as crianças da catequese e o grupo de adolescentes da Paróquia São José de Enéas Marques, realizaram uma entrevista com a Bíblia.
A mensagem que a Dona Bíblia deixou para a comunidade foi: "procurem se unir comunitariamente e leiam, meditem e vivam intensamente o que a Palavra de Deus vos apresenta. Essa é a melhor maneira para saborearem, desde já, o Reino prometido por Jesus, o Mestre dos mestres".
 
Ir. Solaide

 

Encontro vocacional regional

Nos dias 29 e 30 de setembro foi realizado o encontro vocacional regional que aconteceu em Toledo, contando com a presença de 41 jovens das cidades de Santa Izabel do Oeste, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Esperança, Eneas Marques, Realeza, Toledo, Marechal Candido Rondon, Cascavel, Ibema e Itaquirai, como também das nossas aspirantes, postulantes e noviças. A presença das irmãs de algumas comunidades foi de incentivo e auxilio no desenvolvimento do encontro no qual foi trabalhada a vocação como DOM e iniciativa de Deus, tendo como referência alguns personagens bíblicos. A vocação pe sempre iniciativa de Deus, mas exige uma resposta da pessoa. O ponto alto da tarde do sábado foi a reflexão e Leitura Orante da Palavra. A partilha se deu através de apresentações teatrais trazendo a relidade do chamado para a atualidade do vocacionado nos dias de hoje.

Comemoração de um ano do grupo STELLUM

Gratos ao senhor pelo dom deste grupo de jovens que a cada dia se mostra mais assíduo ao compromisso de irmandade como cristãos, com muitas pedras e obstáculos no caminho, mas, que seguem apoiados na força maior que é Jesus. Reunimos-nos neste domingo, dia 30 de setembro, na casa das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, para um momento de confraternização, homenagens e espiritualidade, o que para muitos era surpresa. Primeiramente ouvimos uma pequena homenagem que retrata um pouco a trajetória do grupo, em seguida assistimos a um curta metragem produzido por um dos membros do grupo, com fotos dos nossos micos, mancadas, conquistas, orações, ensaios, eventos, gincanas, confraternizações... enfim, a nossa historia. Em seguida nos divertimos e nos alimentamos, nutrimos bem o nosso corpo para logo após nutrir nossa alma, para isso percorremos um caminho, cuja experiência é individual e única e no fim deste caminho Jesus esta a sua espera com os braços abertos e pronto para dizer: “Que és amado, que te perdoa de todos os seus erros e te proporciona uma virgula para que possas recomeçar sua historia”. Todos vivenciaram este momento com intensidade e abertos á graça.