Rumo ao XV Capítulo Geral

No próximo dia 22 de julho inicia, na Itália, o XV Capítulo Geral, no qual será refletida a caminhada da Congregação nos ultimos 6 anos e projetadas novas metas para os próximos 6 anos e também será realizada a eleição da nova madre geral.  Este Capítulo que tem como tema "de Nazaré, profecia para o mundo", vai até o dia 10 de agosto será refletido a luz do texto os discipulos de Emaús.

Semana Pedagógica - 4º dia


Neste dia iniciamos nossas atividades diárias com um momento de oração conduzido pela comunidade de Itaquirai, bendizendo a Deus pelas constantes graças com que derrama a cada um de nós. Com a simbologia das mãos fomos convidados a acolher as bênçãos de Deus e também oferecer a nosso semelhante às bênçãos que recebemos. Seguida fomos agraciadas com a presença da professora Denise Mendes que nos conduziu a entramos em contato com Deus por meio de uma manhã de Espiritualidade, que se embasou, sobretudo no reconhecimento e acolhimento de Deus que é bondade, amor, perdão, misericórdia, ternura. No período da tarde nos dirigimos até o ITFPR, Instituto Tecnológico Federal do Paraná, para a realização da oficina de Contação de Historia com a professora Erli Camargo que nos fez viajar com sua metodologia e dinâmicas prendendo nossa atenção de maneira inusitadas e fantástica. Em seguida celebramos nosso envio com uma fala do Pe. Andrelison Necker e uma breve oração conduzida pela comissão da Pastoral Educativa encerrando mais uma etapa da Semana Pedagógica. Foram dias intensos e muito divertidos ficamos agradecidas pela participação e empenho de cada um e cada uma. E também vocês que acompanharam este evento de nossa Congregação. Nossa gratidão e abraço fraterno. Até no ano que vem na IX Semana Pedagógica em Tibagi. Um grande abraço Ir. Micheli Savanhago – secretaria da PE


Semana Pedagógica - 3º dia



Fazendo menção ao dia de ontem, fomos conduzidas pela comunidade do Guarujá a refletirmos sobre as quatro velas, vela do Amor, Paz, Fé e da Esperança, possibilitando-nos compreender que mesmo que todas as outras se apaguem a esperança jamais e devemos sempre ter essa possibilidade de acender novamente as outras. Após esta belíssima oração, iniciamos as atividades do dia com as professoras Olivete Franson e Marcia Ferronato, trabalhando com as Dificuldades de Aprendizagem e Altas Habilidades/ superdotação. Realidades que estão cada vez mais fluentes em nossas escolas desde a Educação Infantil até Anos Finais do Ensino Fundamental e ainda podemos dizer que vão muito além destes também. Conhecimento oferecido com muita sabedoria, tornando-nos capazes de compreender que o diferente esta permeando toda nossa existência, mesmo que este seja uma coisa boba e insignificante como uma blusa virada ao avesso por engano, pode transtornar a
vida das pessoas como pode ser causa de divertimento e motivo para mudar a realidade sem constrangimentos. Fomos conduzidas com a fala das professoras a uma pratica do amor indo ao encontro de nossos educandos atentos para não “matar” neles o que por vezes já é obscuro por fatalidades da vida. À noite participamos com muita abertura e fé da Celebração Eucarística com a Comunidade paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas. Após a Santa Missa tivemos um rico momento de confraternização por meio da noite dos talentos, cada comunidade preparou uma apresentação, tornando o momento criativo, festivo e alegre. Obrigada Senhor por tua presença também no meio da “bagunça”, demonstrando seu amor e a oferta de dons.

Obrigada a você querido amigo leitor, amanha nos encontramos novamente para encerrar nosso encontro. Um abraço e preces.


Ir. Micheli Savanhago



Vocações além fronteiras



O sulco de santidade vivido pelas Pequenas Irmãs da Sagrada Familia, a força do Carisma encarnado atravessa oceanos e chega em um pequeno país africano - TOGO-

As jovens desejosas de conhecer e seguir Jesus começam a fazer parta da nossa Familia Religiosa.
Postulantes;











noviças










junioristas.












Isso é fruto da ousadia, coragem e confiança de irmãs brasileiras, argentinas e italianas que lá chegaram.

Semana Pedagógica 2º dia



Nestes dias estamos nos surpreendendo com as temáticas e assessores, neste segundo dia 10/07/12 iniciamos o nosso dia pedindo as graças de Deus para nossa vida diante de um momento de espiritualidade conduzido e organizado pela comunidade de Santa Izabel do Oeste e Cascavel – Juniorato. Nesta oração refletimos sobre nossa vida em analogia à metamorfose diária que realizamos através do símbolo da borboleta. Em seguida fomos assessoradas pelo professor Marcio Fabio Ruaro que se adentrou no tema: O lúdico no processo de aprendizagem, o mesmo utilizou-se de vários teóricos conhecidos aos pedagogos para frisar a importância da Ludicidade como Wallon, Piaget, Vigotsky, Frenet entre outros, além de proporcionar varias atividades executadas durante sua fala da qual todos se envolveram e participaram com muito entusiasmo e criatividade. O dia se findou rapidamente e para concluir nossas atividades fomos conduzidos pela comunidade de Itaquiraí à uma caminhada Mariana, rezando e cantando ate o santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora de Fatima. Momento forte da espiritualidade católica que deposita em Maria a Fé e carinho de filhos amados. Complementando nossa devoção e estimulando nossa fé, à noite após a janta assistimos um filme baseado em fatos reais – Cartas para Deus – conta a historia de um menino que tem Câncer e muda a vida de toda sua família, vizinhos, amigos, enfim toda sua existência é um milagre e na dia de sua morte todos sofrem pela sua ausência, mas percebem os ensinamentos que deixou e escrevem cartas para Deus – sua forma de rezar.
Agradecemos ao Senhor por se manifestar em nossa vida de diversas formas utilizando –se de pequenos sinais mesmo sofridos para confiarmos em seu Amor, e assim, nesta esperança e muito emocionados encerramos a noite e agradamos o dia seguinte.

Um forte abraço e até amanha Ir. Micheli Savanhago secretaria da PE.



Semana Pedagógica - 1º dia



Iniciamos nosso dia com um momento de Oração muito rico utilizando-se dos dons do Espirito para fazer uma analogia as nossas entidades, direcionando os dons e capacidades, fazendo-nos refletir e vivenciar a presença de Deus com muita energia e fé. Seguido esse momento de encontro com o Senhor nossa coordenadora Ir. Jane Regina Poletto fez a apresentação da comissão e direcionou os trabalhos do dia apresentando os palestrantes e algumas questões praticas.
Neste dia, fomos assessorados pelas professoras Marlete Turmina e Marli Turmina, ambas trabalharam questões que envolvem nosso cotidiano em sala de aula, enfoques direcionados à ludicidade contemplando as metodologias matemáticas no mesmo. À tarde foram realizadas oficinas de confecção de material de apoio para as escolas poderem trabalhar com o lúdico de maneira prazerosa e que proporcione maior aprendizagem da criança. Encerramos o momento da tarde com uma oração conduzida pela comunidade de Tibagi que nos fez refletir com a oração do professor nossa missão e responsabilidade introduzindo o tema da noite que foi trabalhado pela comissão da Pastoral educativa, sobre o projeto da educação traçado para nossas escolas na Região Madre Maria. Ir. Micheli Savanhago apresentou o mesmo, como surgiu e um breve introdução e relato histórico do carisma; Ir. Maria Terezinha da Silva, nos falou sobre as finalidades e objetivos do mesmo e por fim a Ir. Jane Regina Poletto, apresentou a missão da comunidade Religiosa dentro das escolas, para envolver e aprofundar o perfil das entidades, educadores e educandos foram realizados trabalhos em grupo . finalizada esta explanação em um breve momento de reflexão voltamos nossa mente a Deus e o agradecemos pelo dia e por todo conhecimento adquirido.

Obrigado a todos que Deus vos abençoe e continuemos unidos em oração e espirito. Saudações fraternas Ir. Micheli Savanhago – Secretaria da Pastoral Educativa







SEMANA PEDAGÓGICA

“Que alegria nos dá ter você aqui, que alegria nos te cumprimentar, que alegria nos dá poder te dizer não há alegria maior do que ver você...” fazendo uso das palavras do canto, é mesma nossa alegria em receber as entidades educativas e seus educadores, que partilham do Carisma de Pequenas Irmãs da Sagrada Família, para rezar, confraternizar, aprender, partilhar, buscar conhecimento e metodologias no intuito de melhor atender as necessidades daqueles que são a razão de estarmos aqui (cf. Plano de Ação da Pastoral Educativa, PISF).

Contamos com a Oração de todos para o bom êxito deste encontro formativo que se estende até dia 12 desta mesma semana, e ao mesmo oferecer nossas contribuições á todos que não puderam se fazer presente e tem interesse em acompanhar nossas atividades, poderão seguir durante esta semana o resumo diria que nos comprometemos em oferecer-vos. Tenham todos uma boa Semana permeada de alegria e acompanhem nossas atividades. Sempre grata e com carinho em nome da comissão da Pastoral Educativa.

Ir. Micheli Savanhago – Secretária.