Retiro Espiritual 2012

"REAVIVAI O DOM DE DEUS QUE HÁ EM TI" (II Tm 1,6)
Este foi o tema do retiro espiritual que aconteceu nos dias 15 a 22 de janeiro de 2012, na comunidade do Noviciado São José, Toledo e que contou com a participação de 26 irmãs e postulantes. Foi uma semana repleta das graças e bênçãos de Deus. O pregador do retiro, Pe. Adimir Antonio Mazali, com muita simplicidade, mas com muita profundidade e dedicação nos orientou durante estes dias através do recolhimento e da oração a rever as exigências da vida religiosa, ou seja, a Oração a Vida Fraterna e a Missão, juntamente com os Conselhos Evangélicos da Castidade, Pobreza e Obediência, alimentando as virtudes da Fé, Esperança e Caridade numa integração do Ser Pessoa num mundo de relações, alimentadas pela Eucaristia e redescobrir a bondade e a humildade de Deus que nos reconcilia e imitar Maria na sua fidelidade e no louvor ao Senhor, dando a Ele o nosso SIM a cada dia.
Na celebração de encerramento nos alegramos com a renovação dos votos das junioristas, Ir. Dalva, Ir. Maricélia e Ir. Micheli.
Agradeçemos a Deus por este grande dom e graça que tivemos, à Congregação que a cada ano nos proporciona esta parada para alimentar nosso espírito e ao nosso pregador, Pe. Adimir, por ter sido um grande mediador entre nós e Deus nestes dias.

A poesia suave de Jesus

O evangelho de Jesus é um poema à simplicidade. Não requer explicações metafísicas nem elasticidade filosófica para entendê-lo. Olhai as aves do céu; não semeiam nem ceifam, mas nosso pai celestial as alimenta. É a lição do desprendimento. Aquele que põe a mão no arado e olha para trás não está apto ao reino de Deus. É a lição da perseverança. Aquele que estiver sem pecado que atire a primeira pedra. É a lição da autoanálise. Quando fordes convidados para um banquete senta no último lugar. É a lição da humildade. Aquele que quer ser o maior que seja o que mais serve. É a lição da caridade. Vinde a mim todos vós que estás aflitos e sobrecarregados e eu vos aliviarei. É a lição do acolhimento. Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. É a lição da delicadeza. Reconcilia-te com o teu inimigo enquanto estás a caminho com ele. É a lição da paz. Saiu o semeador a semear sua semente. É a lição do trabalho. Para entrar no reino do céu é necessário nascer de novo. É a lição da volta. O filho do homem veio para servir e não para ser servido. É a lição da nobreza. Seja o vosso falar sim, sim e não, não. É a lição da firmeza. Tratai a todos como gostarias de ser tratado. É a lição da justiça. Vai e não peques mais! É a lição da resistência. Lázaro, levanta-te e anda! É a lição da fé. Procure Jesus nas coisas simples; na lágrima, no afago, na alegria pura, no trabalho honesto, no gesto fraterno, no poema à vida, enfim, em tudo que eleva e ilumina. Por isso é tão difícil para a ciência e para a filosofia encontrá-lo.
(Boletim on line da Pastoral Familiar, dez 2011/jan 2012)