VII SEMANA PEDAGÓGICA

Aconteceu nos dias 17 a 21 de julho, em Itaquiraí - MS, a VII Semana Pedagógica, promovida pela Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família. A missão de ensinar e educar exige muito, por isso, se faz necessário nos reabastecer-nos, renovando o nosso animo na busca da autentica qualidade educativa. 18 e 19/07: Educando Emoções e Sentimentos- Assessor Dr.º Agostinho Busato (Curitiba) Destacava como objetivo: Entender o ser humano, conhecer-se; o ser humano te um poder grandioso de mudança, de decisão e precisa dar sentido ao que faz, busca. Tudo depende disso. O que importa não são os acontecimentos, mas o significado que atribuímos a eles. Levar uma vida sem drama, de maneira leve, com mais heroísmo. 20/07: Manhã de Espiritualidade- Assessora Ir. Lucia T. Bonetti (Cascavel) Os Educadores foram motivados a partir dos textos Bíblicos Mt 1, 16-20; e Mt 13, 1-23; a silenciar e rezar suas vidas, a “concertar as redes” e a um encontro com Jesus Cristo, o Mestre por Excelência.
Tarde: Perfil da Entidade e do Educador que atua nas CEI com as Pequenas Irmãs da Sagrada Família- Assessora Ir. Jane Poletto (Palmas) Os leigos que trabalham conosco são chamados a viver o Espírito de família, a exemplo da família de Nazaré; ser mestre de fé; identificar-se com Jesus Cristo; colaborar na educação da fé.
21/07: Desenvolvimento Humano: Terapia dos contos- Assessora Monique Farber (Cascavel) Destacou-se a necessidade de se expor limites as crianças e adolescentes, mas a possibilidade de estimulação e formação de consciência que é missão dos educadores.
Foram dias de muita animação, troca de experiências, brincadeiras, dinâmicas,orações, onde se fizeram presentes 104 Educadores de Santa Izabel, Cascavel, Palmas, Tibagi, Itaquirai e Bataguassú- MS e do Noviciado de Toledo. Destacamos também a Celebração dos 15 Anos do CEI, São Carlos Borromeu- Itaquirai, com muita festa e animação, recordamos daqueles que fizeram com que se tornasse realidade este CEI. Agradecemos a presença da nossa Regional Ir. Maria Corina; de todas as irmãs e educadores, em especial do povo de Itaquirai que nos acolheu.

Dom Sergio visita a comunidade de Tibagi

No dia 10 de julho, domingo, a comunidade da Pequenas Irmãs de Tibagi recebeu com grande alegria a visita de Dom Sergio, bispo diocesano de Ponta Grossa, por ocasião da visita pastoral à paróquia Nossa Senhora dos Remédios de Tibagi.
Muito nos alegramos com esta visita onde Dom Sergio ressaltou a importância do trabalho das irmãs nas diversas pastorais e também no Lar de Nazaré.
Esta visita nos recorda que somos Igreja e queremos caminhar em comunhão com os sacerdotes e o povo de Deus.
Obrigada, Dom Sergio, pela sua presença serena e motivadora. Que Deus te fortaleça na missão.

Comunidade de Tibagi

PEREGRINAÇÃO DA IMAGEM DE SANTA CLARA

No mês de agosto acontecerá em Cascavel o Congresso Clariano, celebrando os 800 anos do nascimento de Santa Clara.
Por este motivo iniciou-se no dia 30/06, a peregrinação da imagem de Santa Clara , pelas comunidades e paróquias francisclarianas da Arquidiocese de Cascavel.
Nesta sexta-feira, dia 08/07, tivemos a alegria de recebê-la em nossa comunidade. Foi acolhida pelas irmãs, educadoras e crianças do Centro de Educação Infantil São Francisco de Assis, com cantos, orações e muita alegria.
Confira algumas imagens:
Comunidade do Guarujá

EUCARISTIA FORÇA DE COMUNHÃO

Respondendo ao convite de Dom Alberto Taveira Corrêa, o povo de Deus da Arquidiocese de Belém compareceu em massa para celebrar a festa de Corpus Christi e acolhida do bispo auxiliar, Dom Teodoro Mendes Tavares, dia 23 de junho de 2011, no estádio Estádio Olímpico de Belém - Pará, o Mangueirão. O estádio com capacidade para acolher 60 mil pessoas acolheu aproximadamente 40 mil cristãos que, sensíveis à voz do Bom Pastor marcaram presença. A celebração teve início as 16h15 e encerrou as 19h30, presidida por Dom Alberto, que com seu carisma particular e a contribuição da equipe de animação envolveu de forma ímpar todos os presentes criando um clima de profunda comunhão, favorecendo aos fiéis a expressão de louvor, a gratidão, entregando seus pedidos e sonhos no coração acolhedor de Jesus Eucarístico com incessante vibração.

Um sentimento contagiante de gratidão tocou a todos no momento marcante da celebração já no pôr do sol, quando Dom Alberto convidou a todos a se colocar em silêncio adorante diante de Jesus Eucarístico. Foi um momento único sentiu-se de forma indescritível a presença real de Jesus que consegue silenciar uma multidão que o reconhece com o Bom Pastor que doa sua vida por amor de cada um de nós. Este momento foi acompanhado por um acender de velas enquanto as luzes do estádio foram apagadas e numa só voz todos cantavam louvores aclamando Jesus que era levado em procissão ao redor do estádio, ato litúrgico que emocionou a todos ao acenar as velas acesas num só movimento de levantar e abaixar as mãos deixando transparecer a luz do amor de Cristo que aquece os corações, une, chama a partilha, a comunhão, a solidariedade, valores que brotam da Eucaristia.

Assim a lição que aprendemos da festa de Corpus Christi: é a força que Cristo Eucarístico tem para unir , criar comunhão, unir as ovelhas para ouvir a voz do pastor que congrega, educa ,suscita sentimentos bons de olhar com novos olhos para o irmão principalmente para o que mais necessitam.
Comunidade de Marituba

Visita Pastoral em Tibagi

Nos dias 03 a 11 de julho acontece em Tibagi, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, a visita pastoral de Dom Sergio Artur, bispo da diocese de Ponta Grossa. No dia 06/07 Dom Sergio realizou a visita ao Lar de Nazaré. Na ocasião estavam presentes, educandas, educadoras e membros da diretoria. Com seu jeito alegre e descontraido, Dom Sergio deixou uma mensagem de incentivo a todos os presentes.
Peçamos as bençãos de Deus a Dom Sergio, para que ele possa continuar com fortaleza a sua missão nesta diocese.
Ir. Sandra