Ir. Monica partilha sua experiência

Nos dias 13 e 14 de agosto pude fazer tesouro de um retiro espiritual em preparação a renovação dos votos de castidade, pobreza e obediência. Nao só recebi muito do encontro com a Palavra e com o Senhor, como também a nível fraterno.

Na sexta-feria compartilhei apenas com a Ir. Corina e no sábado também com as demais junioristas: Ir. Dalva, Ir. Maricélia e Ir. Micheli.

É verdade que quando deixamos o Senhor nos encontrar, tudo tem um sabor diferente e o coração se enche de gratidão.

No primeiro dia, com a Lectio Divina sobre o texto de Mc 6,30-34.45-52, no qual Jesus chama os apóstolos para descansar em um lugar deserto e vai ao encontro deles caminhando sobre as águas. Fez-me refletir sobre a importância da oração, "A espiritualidade: uma fonte inesgotável", e de tomar cada coisa nas mãos e nao dar por descontado, mas vivê-las plena e intensamente, com vontade, constância, perseverança, determinação, empenho, paciência e serenidade, pois com o Senhor tudo encontra seu lugar e em sintonia. E posso ouvir a cada dia: "Sou eu, não tenhas medo!".
No sábado, partindo do texto de 2 Pd 1, 3-15, refletimos sobre o poder divino e o apostolado. Pedro nos fala sobre a vida em comunidade, como nos precisamos renovar a cada dia com pequenos "toques de amor", numa abertura total, baseada na escuta, na correção fraterna, na humildade, na alegria, no serviço e no amor incondicional. Uma frase que resume tudo isso e que marcou a cada uma de nós, é de Paul Geraldy: "É preciso que tenhamos algumas semelhanças para nos entendermos, mas é preciso que sejamos diferentes para nos amarmos".
Concluimos nosso retiro na companhia da Samritana, refletindo sobre a importância de sempre buscar a "água viva" que nunca falta e sacia a nossa sede definitivamente, porque Ele, o Senhor, está conosco e dentro de nós para sempre.
Com está certeza no coração agradeço as minhas irmãs junioristas, Dalva, Maricélia e Micheli, a Ir. Maria Corina e ao Senhor por ser sempre o Pai que nos dá o seu amor de diversos modos, situações e pessoas ricas dEle.
OBRIGADA SENHOR!!!
Ir. Monica

Semana Nacional da Família

Em Pato Branco a Semana da Familia, foi celebrada em conjuto entre as três Paróquias, tendo como tema central "Familia Formadora de Valores Humanos e Cristãos", Dia 09/08/10 a celebração foi na Paróquia Nossa Senhora de Fátima; Dia 11/08/10 na Paróquia São Pedro Apóstolo; Dia 13/08/10 na nossa Paróquia Cristo Rei. Cada paróquia procurou desenvolver de forma cristiva e participativa a sua celebração. E domingo dia 15/08/10 Santa Missa com o Bispo Dom José, unido as três paróquias encerrando com momento de confraternização.
Ir. Marlene

Renovação dos Votos de Ir. Monica

No dia 15/08 - Solenidade da Assunção de N. Senhora – a Ir. Monica Grapiglia, renovou livremente o seu ‘SIM’ a Cristo como Pequena Irmã da Sagrada Família, através da Consagração dos Votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Não há nada de mais sagrado e humano que possamos oferecer a Deus, do que oferecer-lhe nossa vontade livre. Todo religioso ou religiosa que livremente oferece sua vontade ao PAI realiza o maior mandamento: “Amar profundamente a Deus a aos irmãos...” (Mc12,29-3). Ela expressou o seu “SIM” porque deseja seguir a Cristo, como discípula missionária e assumir o seu ser chamada, consagrada e enviada do PAI, para oferecer e dar a vida em favor do seu Reino. Desejamos que Ir. Monica viva intensamente a sua comunhão com Jesus Cristo, para n’Ele se espelhar e aprender a ‘rezar, trabalhar e sofrer’ e testemunhar os valores de Nazaré, especialmente a simplicidade, humildade, caridade e alegria.
Ir. Maria Corina

Encontro de Coroinhas em Enéas Marques

No dia 14/08/10 foi realizado o encontro com os coroinhas da Paróquia São José de Eneas Marques. O encontro teve um momento de espiritualidade tendo como base a vida de São Tarcísio, padroeiro e modelo dos coroinhas. O outro momento foi a realização de atividade lúdicas e recreativas.
Ir. Tânia Mara

Ser vocacionada...

Neste mês de agosto, mês vocacional, somos convidadas a refletir sobre nosso chamado e missão. Assim como chamou, Abraão, Moisés, Maria, Pedro e Paulo hoje Ele continua nos chamando. Fala a nós através de sua Palavra, dos Sacramentos, da vida em comunidade e também em nosso interior, através de nossos desejos mais autênticos, daquela “sede de Deus”, que infundiu em nós com o Batismo. Ser vocacionada, hoje, é aceitar o convite de Jesus e segui-lo, é “escolher ser escolhida”, é deixar que Ele conduza a nossa vida segundo os seus planos, confiando sempre na sua Providência, pois nos “reserva algo infinitamente melhor e maior do que podemos pedir e conceber”. Deus não pede que façamos coisas grandiosas, mas que façamos cada gesto com grande amor, assim como o fizeram nossos Fundadores e tantos santos. É confiando nestas verdades que estou vivendo esta minha experiência de juniorista neste ano, aqui na comunidade de Palmas, experimentando junto dos pequenos o amor de Deus nosso Pai.
Ir. Dalva Nurmberg

Assunção de Nossa Senhora

OBRIGADO POR SER UMA PEQUENA IRMÃ

Ser Pequena Irmã é buscar a santidade nas pequenas coisas. Ser Pequena Irmã é desde o primeiro passo ser pequena, humilde, para que Cristo seja o TUDO em sua vida. Ser Pequena Irmã é cultivar a simplicidade de uma criança abandonada nas mãos de Deus. Ser Pequena Irmã é renovar a alegria do chamado, da consagração, a cada batida de pulso. Ser Pequena Irmã é viver a caridade para com todos. “A Deus devemos oferecer sempre o melhor”. Ser Pequena Irmã é rezar muito, rezar bem, pelas necessidades do povo, das famílias especialmente dos que mais sofrem. Ser Pequena Irmã é colaborar com os sacerdotes nos trabalhos, na missão, pala salvação das almas. Ser Pequena Irmã é ser testemunha do Mestre. “Mostrar sempre e em toda parte que Cristo vive em vós”. Ser Pequena Irmã é viver a pequenez, o silencio, a pobreza, o escondimento do presépio. Ser Pequena Irmã é viver a entrega, a confiança, a obediência do calvário. Ser Pequena Irmã é viver o amor, a castidade, a doação, a oblação da Eucaristia. Ser Pequena Irmã é fazer da oração o nosso pão cotidiano. Ser Pequena Irmã é confiar na Providência Divina que jamais nos abandona. Ser Pequena Irmã é não perder nenhum minuto de tempo para Amar Aquele que por nós sofreu, morreu, doou a vida e nos convida a Amá-lo fortemente. Ser Pequena Irmã é aprender na escola de Nazaré a fazer a Vontade do Senhor. Ser Pequena Irmã é ser TODA de Jesus. Parabéns pelo SIM de cada Pequena Irmã. Parabéns pelo dia dos Religiosos.
Com carinho Postulante Dulce

Semana intensiva de formação...

Eis o resutado de algumas reflexões realizadas durante a semana intensiva de formação e espiritualidade para as asiprantes e postulantes. Elas construiram o caminho vocacional atentas aos sinais que nele existem e que as orientam.

VAI, VAI MISSIONÁRIO DO SENHOR...

Com este envio do Senhor, marcamos presença na semana vocacional em Guaraniaçu nos dias 26 à 31/07/2010. A semana foi realizada em preparação à ordenação sacerdotal do diácono Eder Aparecido de Souza. Foram realizadas visitas nas famílias e bênçãos nas casas em todos os bairros e capelas da cidade como também celebrações vocacionais. Um grande número de religiosos, sacerdotes e vocacionados estiveram presentes neste marcante momento para a Igreja, onde mais um jovem entrega a sua vida pela causa do Reino.
Parabéns Eder!
Jovem, não tenha medo de dizer o seu SIM a Deus. Ele te chama e espera de ti uma resposta.
Ir. Maricélia